top of page

Évora

Cidade histórica, no coração do Alentejo, é herdeira de um rico e diverso património cultural, construído e conservado ao longo do tempo.

Évora é a capital de distrito, e a sua localização torna-a um lugar de fácil acesso para uma visita à própria cidade, bem como base para explorar todo o Alentejo, ou ainda, com ponto de partida para chegar ao Algarve ou a Espanha.

Évora foi fundada pelo povo romano, sendo por este, denominada Ebora Liberalitas Iulia. A cidade foi a praça-forte que alicerçou, no Além-Tejo, a formação do novo reino de Portugal durante a Reconquista cristã peninsular do séc. XII. Após a consolidação das fronteiras com Castela, vários reis aqui fixaram a sua corte, particularmente no período das descobertas marítimas.

 

O património histórico e artístico, que existe na cidade, deve-se principalmente à longa permanência da monarquia portuguesa. O conjunto monumental que esses tempos áureos legaram à cidade, em harmonia com o tecido urbano de cariz popular, está na base da classificação de Évora como Património Cultural da Humanidade, desde 1986.

 

 

Além deste património único no país, a região em torno de Évora tem muito mais para oferecer ao visitante. É o caso da singular paisagem arqueológica megalítica, uma das mais antigas e monumentais da Europa, perfeitamente integrada na paisagem rural envolvente, de que o recinto megalítico dos Almendres é o expoente máximo.

Seja no entretecido das ruas medievais, na exuberância de palácios, igrejas, mosteiros, nos espaços de convívio e de degustação dos requintados paladares da cozinha tradicional, Évora tem um encanto próprio das cidades antigas. Mas sobre essa matriz histórica ela reassume-se, novamente, como pólo de desenvolvimento regional face aos grandes desafios do futuro através da criação de

grandes equipamentos, da aposta na qualificação de produtos e serviços de excelência na área do Turismo, da forte oferta cultural, a par da criação de infra-estruturas urbanas que dão preferência ao bem-estar dos seus habitantes.

Por todas estas razões o turista e visitante descobrirá em Évora um excecional património cultural, coexistindo, em harmonia, com os melhores padrões de qualidade de vida do país.

 

Sendo Évora uma cidade relativamente pequena, é bastante fácil a deslocação ao centro da cidade a pé a partir da estação de comboios ou da estação de autocarros.

Qualquer altura do ano é boa para visitar esta cidade, encontrando-se esta sempre pronta para receber os visitantes, sejam portugueses ou estrangeiros. E das diversas razões para visitar Évora, há que relembrar também a fantástica gastronomia alentejana e os vinhos alentejanos, pois a comida deliciosa está sempre presente. Também há que destacar os monumentos e museus, que estão abertos durante todo o ano, e para além disso a típica tranquilidade alentejana. Para quem procura eventos culturais, há muito por onde escolher durante todas as estações. E existem ainda muitas atividades ao ar livre para os mais aventureiros.

 

O melhor mesmo, é planear, rapidamente, a sua visita a esta esplêndida cidade.

Descarregue já a App da "Rota Turística do Azulejo de Évora"

                                    © 2016 por Mariana Pardal, Claúdio Fernandes, António Rosado, António Beirão, 12º Geo, ESSF                                                                                                                               

bottom of page